Sistema Integrado IPHAN

 

Desenvolvimento de Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão - SICG para o cadastro e a gestão dos bens patrimoniados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.

Objetivos:

Elaborar um sistema informatizado georreferenciado do patrimônio histórico e cultural brasileiro para o cadastro e a gestão dos bens patrimoniados pelo IPHAN, composto por módulos com campos de dados, de inteligências e de relacionamentos, estruturados para a captura e a organização das informações conforme os objetivos do Instituto, como identificação, reconhecimento, monitoramento, fiscalização ou licenciamento do patrimônio.

Benefícios para o órgão:

  • Cadastramento único dos bens do patrimônio histórico e cultural dando a eles a sua localização geográfica real, além do seu endereço. Dessa forma, é possível associar os bens ao contexto histórico e geográfico aos quais pertencem, o que permite ao Instituto realizar mais facilmente a gestão dos seus bens, facilitando a gestão do Instituto.
  • Permitir à população acessar as informações relativas ao patrimônio histórico e cultural do Brasil por meio dos serviços web disponíveis, beneficiando enormemente a cultura brasileira.
  • Desenvolvimento do Sistema em tempo recorde, com metodologia ágil, tornando-se um caso de referência no Governo Federal.